FAÇA PARTE DE NOSSA LISTA VIP E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE O ESOCIAL E A SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO DIRETO EM SEU E-MAIL.

Conhecimento Quanto Mais Se Divide, Mais Se Multiplica.

Em 13/10/2018 , Comments

Não faço ideia de quem é o autor desta frase. Meu amigo e consultor Google me deu em busca 500 nomes diferentes, rsrsrs... Portanto se você sabe o nome não deixe de informar aqui nos comentários para que eu possa dar os créditos ao autor, pois a mesma é sábia. Bora lá!

Duas regras dos meus grupos de discussão tanto no Whatsapp, Telegram e no Facebook são as seguintes:

 

RESPEITE AS DIFICULDADES DOS QUE ESTÃO MENOS FAMILIARIZADOS COM O TEMA e 

LEMBRE-SE QUE VOCÊ JÁ COMEÇOU UM DIA, AJUDE SEM CRITICAR.

 

Pois bem! Infelizmente em todos as cidades e estados por onde já passamos ministrando o curso eSocial para profissionais de segurança e saúde do trabalho nos deparamos com as mesmas queixas. A dificuldade de compartilhamento de informações relevantes e tecnicamente corretas.

Parece um viés presente no perfil de muitos profissionais, a dificuldade de compartilhar informações, conhecimentos e experiências, como se todos fossemos concorrentes, como se precisássemos o tempo todo estar a frente ou ser melhor do que alguém. 

Sem contar as inúmeras vezes em que uma discussão é proposta e os envolvidos preocupam-se em ter razão, e esquecem do intuito dos debates sadios sobre os diversos temas que envolvem segurança, saúde do trabalho e o eSocial.

 

A APRENDIZAGEM!

 

Todos temos algo a aprender, todos temos algo a ensinar. Segue a humilde dica dessa profissional que vos escreve e que, completando 18 anos de experiência na área se segurança e saúde do trabalho, ainda aprende todos os dias com todos os profissionais com quem tem a honrosa oportunidade de conversar e compartilhar ideias. 

 

DEIXE O EGO DE LADO E ESTEJA ABERTO A APRENDIZAGEM!

 

Poucas vezes tivemos a oportunidade de colocarmos na mesa tantas dificuldades técnicas, de interpretação, de aplicação, e de segmentos diferenciados, muitas vezes escondidas por traz da falta de fiscalização.

Sim meus queridos! É isso mesmo! Muitos profissionais apontam o dedo para as empresas que se escondem atrás da falta de fiscalização para não cumprirem o disposto nas legislações que regem a matéria (que infelizmente é uma realidade), mas sentam-se em seus respectivos rabinhos para apontar o dos outros. 

Quantos de nós conhecemos empresas que vendem papeis?

Quantos de nós que conhecemos profissionais que elaboram documentos "nas coxas" sem preocupar-se sequer com a responsabilidade técnicas que possuem sobre os mesmos?

Quantos de nós conhecemos profissionais que entendem que com a expedição do registro do Ministério do Trabalho ou o CREA o aprendizado está concluido e nada mais ele tem a aprender?

É, o eSocial veio dando uma grande sacudida em todos que estavam adormecidos, inclusive em nós, profissionais em segurança e saúde do trabalho, o que no meu ponto de vista é maravilhoso!

Aproveite as oportunidades de agregar valor e conhecimento a sua carreira profissional. Não preocupe-se em entender somente o que será exigido de você no envio dos eventos ao eSocial, foque na evolução do seu conhecimento e capacitação técnica. 

Nós, e eu digo TODOS nós, só temos a ganhar!

 

Luz e paz!

 

Rúbia Mara Pereira

 

comments powered by Disqus